NotŪcia - Dispensa injusta poucos meses antes da estabilidade pr√©-aposentadoria √© nula
Dispensa injusta poucos meses antes da estabilidade pré-aposentadoria é nula

A dispensa sem justa causa da empregada poucos meses antes do in√≠cio da estabilidade pr√©-aposentadoria previsto em norma coletiva √© nula. Por faltar t√£o pouco tempo para que ela alcan√ßasse o benef√≠cio, considera-se que, ao dispens√°-la injustamente, o empregador buscou impedir o seu direito e o fez de forma intencional e maliciosa. Com esse fundamento, o juiz Andr√© Vitor Ara√ļjo Chaves, em atua√ß√£o na 44¬™ Vara do Trabalho de Belo Horizonte, reconheceu a nulidade da dispensa de uma banc√°ria e determinou a sua reintegra√ß√£o no emprego. Consequentemente, condenou o banco r√©u a pagar a ela parcelas vencidas, a partir da dispensa, e a vencer, at√© a efetiva reintegra√ß√£o. Na vis√£o do juiz, a conduta do banco r√©u representou abuso do poder diretivo do empregador, pois contr√°ria aos princ√≠pios do valor social do trabalho e da dignidade humana.
O banco sustentou que a reclamante não preencheu os requisitos obrigatórios estabelecidos na norma coletiva para a obtenção da estabilidade pré-aposentadoria. Disse que, por se tratar de benefício não previsto em lei, a norma coletiva deve ser interpretada de forma restritiva.
Mas o julgador não acolheu a tese do réu. Ele observou que a CCT da categoria prevê a estabilidade provisória no emprego no período pré-aposentadoria, a não ser no caso de dispensa por justa causa. Para as mulheres, este direito consiste na garantia do emprego pelo período de 24 meses imediatamente anteriores à complementação do tempo para aposentadoria proporcional ou integral pela Previdência Social (respeitados os critérios estabelecidos pela legislação vigente). Mas isso, desde que tenham o mínimo de 23 anos de vínculo de emprego ininterrupto com o mesmo banco.
E, no caso, no momento da dispensa imotivada da reclamante (em 04/11/2013), faltavam apenas 06 meses para que ela adquirisse esse direito à estabilidade pré-aposentadoria de 02 anos. Isso porque, através de um documento expedido pela Previdência Social, o julgador constatou que a empregada se aposentaria integralmente em 09/04/2016 (com 30 anos de contribuição e com 55 anos de idade) e de forma proporcional em 07/03/2016. Além disso, conforme notou o magistrado, a trabalhadora contava com mais de 22 anos e seis meses de trabalho para o banco quando foi dispensada. Assim, para ele, ficou evidente que o banco a dispensou sem justa causa apenas com objetivo de impedir a incidência da cláusula convencional, já que, como visto, em 06 meses ela estaria usufruindo da estabilidade pré-aposentadoria.
O tempo faltante para a implementação do período exigido na CCT corresponde a uma ínfima parte de todo o curso do pacto laboral. Nesse cenário, entendo que a iniciativa patronal de extinguir o de trabalho, às vésperas da aquisição da estabilidade provisória no emprego, configura-se como abuso de direito, ficando claro o intuito do reclamado em impedir a fruição plena do benefício convencional, destacou o juiz.
No entendimento do magistrado, aplica-se, na hip√≥tese, o artigo 129 do C√≥digo Civil, que disp√Ķe que: Reputa-se verificada, quanto aos efeitos jur√≠dicos, a condi√ß√£o cujo implemento for maliciosamente obstado pela parte a quem desfavorecer.
O banco apresentou recurso, mas esse ponto da decis√£o foi mantido pela Quinta Turma do TRT/MG.
( 0000853-51.2014.5.03.0182 ED )
Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região