NotŪcia - Regina Cas√© vive dom√©stica em filme sobre rela√ß√£o com patr√Ķes
Regina Cas√© vive dom√©stica em filme sobre rela√ß√£o com patr√Ķes

Nascida e criada na zona sul carioca, moradora do Leblon e dona de bolsas Louis Vuitton, Regina Casé sempre transitou com desembaraço pelo universo popular.

Em "Os Sete Gatinhos" (1980), de Neville DAlmeida, fez a fogosa suburbana que corria nua ao redor da piscina debochando de um deputado: "Você não vai me comer!". Em "Eu Tu Eles" (2000), de Andrucha Waddington, a boia-fria que vive com três maridos.

Mas é como a empregada doméstica Val, de "Que Horas Ela Volta?", filme de Anna Muylaert em cartaz a partir desta quinta (27), que a atriz de 61 anos pode ser a cara do Brasil no Oscar, segundo apostam o site "Indie Wire" e a revista inglesa "Screen". O filme é produzido por Caio e Fabiano Gullane, de "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" (2006).

A personagem, que rendeu a Regina, 61, um pr√™mio especial do j√ļri no festival de Sundance, trata o filho da patroa como se fosse seu. De repente tem de lidar com a visita da filha contestadora, que abandonara em Pernambuco ao ir trabalhar em S√£o Paulo.

J√©ssica (Camila M√°rdila, com quem Regina dividiu em Sundance o pr√™mio de atriz do j√ļri) veio prestar vestibular na capital paulista: instala-se na casa onde a m√£e trabalha h√° anos e desafia mandamentos velados do emprego dom√©stico √† brasileira, como "n√£o comer√°s na mesa com o patr√£o".

Regina vestiu a camisa para entrar na pele de Val. V√°rias delas, na verdade, j√° que usava camadas de roupa sob o uniforme de empregada e o "avental de pl√°stico gigante".

"Você viu como me despi de vaidade. Olha!", diz, e se levanta para mostrar uma silhueta mais fina do que a vista na tela. "Em vez de maquiagem, spray pra ficar suada."

Express√Ķes como "tostec" (como Val chama as sanduicheiras tipo Tostex), conta, vieram de anos andando "pelo pa√≠s todinho", como apresentadora do programa "Brasil Legal" (1994-98), da Globo.

Mas Regina tamb√©m tem um pouco de B√°rbara, a patroa. A av√≥ e a m√£e da apresentadora do "Esquenta!" tiveram empregada, e hoje ela n√£o dispensa uma ‚Äďou cuidar de Roque, o beb√™ que adotou em 2013, seria dif√≠cil, diz. Para a atriz, o m√©rito do filme √© n√£o reduzir "rela√ß√Ķes que n√£o s√£o t√£o simples nem t√£o contrastadas" a um jogo manique√≠sta de empregada ing√™nua versus patr√Ķes perversos.

"Anna tentou não colocar uma família malvada, muito de antigamente. O cara [o pai da família, interpretado por Lourenço Mutarelli] usa camisa do Ramones, a mãe trabalha na TV com moda." Bárbara passa longe de ser carrasca com Val, mas dá piti quando ela serve café para os convidados em xícaras que considera de quinta categoria.

Para Regina, cometer uma "barbaridade" como a da patroa do filme √© algo "at√°vico e cultural" ‚Äďtanto que a diretora j√° pensava nisso 20 anos atr√°s, quando come√ßou a idealizar "Que Horas Ela Volta?". Agora, com a san√ß√£o, neste ano, da lei que regulamenta direitos de trabalhadores dom√©sticos, "a gente est√° assistindo a essa mudan√ßa [de mentalidade]", afirma.

MUSEU DE GESTOS

Anna Muylaert elogia o "museu de gestos e posturas" exibido por Cas√© ao dar vida √† personagem. "Ela reproduzia tudo como num bal√©", conta a diretora paulistana, tamb√©m ela uma patroa, que teve uma bab√° na inf√Ęncia.

"Lembro da minha agonia um dia, criança, quando me pediram para desenhar a família e eu não sabia se incluía a babá ou não no desenho." A vontade de retratar a "invisibilidade" culminou num longa que é comparado a outro drama social, "Casa Grande" (2014), do carioca Fellipe Barbosa. A diretora refuta: "Achei o final dele machista: termina o garoto com a doméstica. Comer empregada não é solução, é repetição".