Documento sem título
 
   
(11) 3326-6857
(11) 2849-1708
(11) 95321-0970
 
HOME
 
QUEM SOMOS
 
JURÍDICO
 
PARA ASSOCIADOS
 
SEDES
 
CONTATO
 
     
 
Documento sem título
 
ASSOCIADOS
Seja Associado
Benefícios
Parceiros
Contribuições
Convenções e Acordos
Em Ação (Galeria)
Notícias
Informativos
 
 
Notícia - ENFIM, FGTS CHEGA AOS DOMÉSTICOS
ENFIM, FGTS CHEGA AOS DOMÉSTICOS

Desde 1º de outubro, os trabalhadores domésticos contam com o benefício do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A partir desta data, o empregador tem obrigatoriedade de depositar 8% do salário todos os meses. O primeiro pagamento deve ser feito até 7 de novembro.

Para compensar parte do valor a ser pago com FGTS, seguro e indenização para demissão sem justa causa, a contribuição patronal ao INSS caiu de 12 para 8%. O empregado continua contribuindo com 8 a 11%, dependendo de quanto ganha. Com salário de até R$ 1.903,98, há isenção de pagamento de imposto de renda.

Na quinta-feira, também passaram a vigorar a indenização de 3,2% dos vencimentos por demissão sem justa causa e o seguro contra acidentes de 0,8% do salário. O salário-família, adicional noturno, horário de almoço e auxílio-creche para dependentes de até cinco anos de idade foram outras cláusulas regulamentadas.

Segundo a advogada do Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos da Grande São Paulo (Sindoméstica), Leonice Cardoso, a classe tem muito a comemorar. “Os domésticos foram equiparados a outros profissionais da iniciativa privada. E eles estão cada vez mais conscientes de seus direitos”.
Para Maria Cirlene de Oliveira Silva Sousa, assistente jurídica do Sindicato, houve significativo aumento de consultas na entidade. “Não só por parte dos profissionais, mas também dos empregadores, que querem esclarecimentos sobre as novas regulamentações.”

Para facilitar a vida do empregador, o governou lançou o Simples Doméstico. Ele unifica os encargos em uma só guia de pagamento. Para imprimi-la, é preciso cadastrar o funcionário no site www.esocial.gov.br e o sistema calcula o valor a ser pago em tributos.
Fonte: O Amarelinho
 
     
Documento sem título
 
Sede Social - São Paulo:

Avenida Casper Libero, 383 - 13ª Andar - Sala 13C
Santa Efigênia - São Paulo/SP

Tel.: (11) 3326-6857 / 2849-1708

e-mail: diretoria@sindomestica.com.br
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados