NotŪcia - Larvicida ser√° colocado em carros-pipa para combater v√≠rus Zika, diz ministro
Larvicida será colocado em carros-pipa para combater vírus Zika, diz ministro

O ministro da Sa√ļde, Marcelo Castro, disse nessa ter√ßa-feira (8) que o governo vai colocar larvicida nos carros-pipa que transportam √°gua para os munic√≠pios atingidos pela seca no Nordeste. A inten√ß√£o, informou, √© destruir as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor do v√≠rus Zika e da dengue.
De acordo com ele, essa ser√° a ‚Äúprincipal a√ß√£o‚ÄĚ a ser feita pelo minist√©rio a partir de agora, visando a combater o mosquito antes mesmo que ele nas√ßa. ‚ÄúAs pessoas acumulam √°gua reservada em vasilhames para usar, e esses vasilhames est√£o sendo hoje, no Nordeste, o criadouro principal dos mosquitos. A campanha est√° centrada em n√£o deixar o v√≠rus nascer‚ÄĚ, afirmou.
Marcelo Castro conversou com jornalistas ap√≥s participar de uma reuni√£o da presidenta Dilma com 25 representantes dos estados e do Distrito Federal, governadores e vices, para discutir o assunto. Durante o encontro, foi discutida a import√Ęncia do envolvimento de cada uma das pessoas no enfrentamento ao mosquito e a preocupa√ß√£o com as gestantes para que n√£o sejam picadas.
Na √ļltima semana, o Minist√©rio da Sa√ļde confirmou a rela√ß√£o entre o v√≠rus e casos de microcefalia em crian√ßas, que aumentaram significativamente nos √ļltimos meses. De acordo com a pasta, 1.761 casos suspeitos de microcefalia foram j√° notificados em 422 munic√≠pios brasileiros. Segundo o ministro, deve-se evitar o contato com o mosquito seja com telas nas casas ou roupas compridas, principalmente por parte das gr√°vidas.
‚ÄúDevemos fazer o dever de casa e, a partir de agora, entrar de casa em casa e exterminar qualquer foco, criadouro do mosquito. Essa a√ß√£o tem que ser uma a√ß√£o de toda a sociedade‚ÄĚ, defendeu o ministro. Ele informou que mesmo com a atual restri√ß√£o or√ßament√°ria, ‚Äún√£o faltar√£o recursos‚ÄĚ j√° que ‚Äúhoje n√£o existe no pa√≠s problema maior‚ÄĚ.
Al√©m da campanha nacional, foi decidido que Bras√≠lia comandar√° um centro de controle de desastres. O objetivo √© instalar salas nos estados e munic√≠pios para facilitar a comunica√ß√£o sobre o v√≠rus Zika. De acordo com o Secret√°rio Nacional de Prote√ß√£o e Defesa Civil, general Adriano Pereira J√ļnior, a centraliza√ß√£o do controle permitir√° maior efici√™ncia no combate ao v√≠rus e agilidade na avalia√ß√£o dos resultados.

Fonte: Agência Brasil