NotŪcia - 07/01/2016 -Erro no eSocial impossibilita pagamentos; prazo acaba na quinta
07/01/2016 -Erro no eSocial impossibilita pagamentos; prazo acaba na quinta

Um problema na emiss√£o da guia do eSocial impossibilitou o recolhimento dos impostos referentes ao pagamento da segunda parcela do 13¬ļ sal√°rio e tamb√©m do sal√°rio de dezembro do empregado dom√©stico nesta ter√ßa-feira (5).

No campo para impress√£o da guia do 13¬ļ, a √ļnica op√ß√£o √© para quitar os tributos referentes a 2016, e n√£o 2015.

De acordo a Receita, s√£o duas guias de pagamento diferentes neste m√™s: uma para pagar os tributos referentes ao 13¬ļ, que deve ser encerrada primeiro, e outra para os dias trabalhados em dezembro.

Seguindo essa ordem, portanto, o erro também impede o recolhimento dos impostos referentes ao mês de dezembro.
Quando o usu√°rio opta por gerar a guia dos impostos referentes ao √ļltimo m√™s do ano passado, uma mensagem aparece informando que a folha de dezembro "s√≥ poder√° ser editada ap√≥s o encerramento da folha d√©cimo terceiro".

O prazo para pagamento do DAE (Documento de Arrecada√ß√£o do eSocial) referente ao sal√°rio de dezembro e ao pagamento final do 13¬ļ sal√°rio do empregado dom√©stico acaba nesta quinta-feira (7).

Questionada pela reportagem às 12h49 desta terça (5), a Receita informou, às 16h54, que o órgão identificou o problema para alguns empregadores isolados e que o impedimento já foi resolvido.

Depois do fechamento, as guias devem ser impressas pelo eSocial. Elas só podem ser emitidas após se cadastrar e preencher uma série de dados no sistema do eSocial.

O site unifica o pagamento de encargos trabalhistas, como FGTS, imposto de renda e seguro contra acidentes no trabalho.

Se os benefícios não forem recolhidos no prazo, o empregador paga multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% do total.

Fonte: Folha de S√£o Paulo