Notícia - Empregadas domésticas protestam por mais benefícios para a categoria
Empregadas domésticas protestam por mais benefícios para a categoria

Segundo manifestantes, alguns benefícios precisam entrar em vigor. PEC das Domésticas foi aprovado há um ano.

Empregadas domésticas protestaram por mais benefícios nesta quarta-feira (2), na divisa entre Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo as manifestantes, alguns benefícios ainda faltam ser regulamentados.

A empregada doméstica Regina Helena Medeiros conta que trabalha na profissão há mais de 10 anos. "Faz três anos que eu estou trabalhando com carteira assinada. Porém, perdi muitos anos sem direitos em carteira. Eu queria que as leis mudassem para melhor", conta Regina.

Há um ano, a "PEC das Domésticas" foi aprovada. A partir de então elas receberam alguns benefícios como jornada de trabalho de oito horas e pagamento de hora extra. Na região, existem cerca de 10 mil empregadas domésticas.

Segundo a diretora do Sindicato, Rosa Maria Anunciação Pimenta, a categoria aguarda a regulamentação de alguns benefícios. "O Fundo de Garantia foi aprovado, mas não entrou em vigor. Também tem o seguro desemprego, salário família e auxílio creche, que também precisam vigorar. Enquanto esses direitos não entrarem em vigor, não seremos equiparados a outras categorias", afirma.

Fonte: JORNAL GLOBO SANTOS