Documento sem título
 
 
 
(11) 3326-6857
(11) 2849-1708
(11) 95321-0970
 
 
 
 
 
HOME
 
QUEM SOMOS
 
JURÍDICO
 
PARA ASSOCIADOS
 
SEDES
 
CONTATO
 
     
 
Documento sem título
 
ASSOCIADOS
Seja Associado
Benefícios
Parceiros
Contribuições
Convenções e Acordos
Em Ação (Galeria)
Notícias
Informativos
 
 
Notcia - @DesrespeitoNão!
@DesrespeitoNão!

Foi criado recentemente um perfil no Twitter – “@AMinhaEmpregada – A chibatada é serventia da casa”, por uma pessoa que prefere ficar no anonimato, afirmando apenas que a intenção foi demonstrar que existe preconceito contra as trabalhadoras domésticas, espaço este, em que os comentários são absurdamente agressivos, pejorativos e discriminatórios.

A Federação das Empregadas e Trabalhadores Domésticos do Estado de São Paulo respeita a liberdade de expressão, porém, repudia qualquer canal em que classes menos favorecidas, como as empregadas domésticas, sejam alvo de humilhação e preconceito; e entrará com todas as medidas judiciais cabíveis.

Os adjetivos utilizados pelos twitteiros como burras, escravas, “nordestinas”, ladras, antas e outros que não valem a pena citar, são demonstrações explícitas que a finalidade do perfil no Twitter serviu apenas para as pessoas sem nenhuma humanidade “despejassem agressivamente a raiva contida” contra uma classe que sempre foi vista como filhos da escravatura.

Até mesmo o nome do perfil sugere possessão: a minha empregada. Após séculos da libertação dos escravos, parece que o respeito não foi disseminado na sociedade, cada vez mais hostil e doente.

Para isso, é necessário ponderar o que realmente queremos atingir. Fazer sátiras das domésticas que finalmente conseguiram direitos iguais aos demais trabalhadores (embora falte sua regulamentação) ou vê-las com os olhos que queremos mostrar: “são as batalhadoras que saem cedo de casa, criam os seus filhos e cuidam de seus lares, e querem apenas ser reconhecidas como humanas.”

Respeito é bom. E gostamos demais.
 
     
Documento sem título
 
Sede Social - São Paulo:

Avenida Casper Libero, 383 - 13ª Andar - Sala 13C
Santa Efigênia - São Paulo/SP

Tel.: (11) 3326-6857 / 2849-1708

e-mail: diretoria@sindomestica.com.br
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados