NotŪcia - INSS: extrato previdenci√°rio pode ser obtido pela internet; veja outros servi√ßos que n√£o requerem ida a ag√™ncias
INSS: extrato previdenciário pode ser obtido pela internet; veja outros serviços que não requerem ida a agências

O INSS vem adicionando vários serviços que podem ser feitos pela internet com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento nas agências, como pedido de aposentadoria e atualização de dados.
A partir desta segunda-feira (16), os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) j√° podem fazer consultas ao extrato previdenci√°rio (CNIS) pela internet ou fazer agendamento para busc√°-lo em uma unidade de atendimento.

O INSS vem adicionando vários serviços que podem ser feitos pela internet com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento nas agências.

No caso do extrato previdenci√°rio, o comprovante pode ser obtido pelo site Meu INSS.

Segundo o INSS, o Banco do Brasil e a Caixa Econ√īmica Federal j√° disponibilizam diretamente a consulta ao extrato previdenci√°rio.

O INSS anunciou outros serviços que passarão a ser atendidos somente mediante agendamento, que pode ser feito pela internet (Meu INSS) ou pelo telefone 135, como extrato de empréstimo consignado e extrato de imposto de renda (veja lista completa abaixo).

Todos esses serviços são acessíveis também pelo Meu INSS (site e aplicativo para celulares).

A mudan√ßa est√° prevista na Instru√ß√£o Normativa n¬ļ 96, onde foi estabelecido que o Meu INSS √© o principal canal para emiss√£o de extratos e solicita√ß√£o de servi√ßos do INSS.

Entretanto, caso não consiga emitir o extrato por este canal, o segurado pode agendar atendimento em uma agência.

Em maio, outros serviços passaram a ser atendidos mediante agendamento, como mudança da agência de relacionamento e mudança do meio de pagamento.

Nos √ļltimos 12 meses, foram mais de 9 milh√Ķes de atendimentos para a obten√ß√£o dos extratos e mais de 9 milh√Ķes para pedidos de benef√≠cios nas ag√™ncias do INSS.

Cadastro no Meu INSS (foto)

Para fazer o cadastro no site Meu INSS, é preciso CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório. Depois, o segurado deve fazer login, com a senha provisória.

Logo em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve ser alfanumérica, como por exemplo, Seguranca1.

Al√©m disso, √© preciso ter em m√£os a Carteira de Trabalho, j√° que algumas perguntas s√£o realizadas para conferir a identidade do usu√°rio, como datas de recebimento de benef√≠cios ou realiza√ß√£o de contribui√ß√Ķes, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.

Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135 e, em √ļltimo caso, ir √† ag√™ncia do INSS. A senha do Meu INSS √© pessoal e intransfer√≠vel.

Desenvolvido pela Dataprev, o Meu INSS pode ser acessado pelo computador ou smartphone e j√° conta com mais de 10 milh√Ķes de usu√°rios cadastrados.

A ferramenta permite fazer agendamento e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informa√ß√Ķes da sua vida laboral (ou seja, sua hist√≥ria de trabalho) como dados sobre contribui√ß√Ķes previdenci√°rias, empregadores e per√≠odos trabalhados.

Os cadeados na p√°gina indicam quais os servi√ßos precisam de senha. Em caso de d√ļvida, √© poss√≠vel ligar para o telefone 135. O site tamb√©m disponibiliza servi√ßos que n√£o precisam de senha, como o agendamento para dar entrada em benef√≠cios no INSS e marca√ß√£o de per√≠cia m√©dica.

Aposentadoria e sal√°rio-maternidade

Desde maio, o trabalhador urbano que for requerer o salário-maternidade ou a aposentadoria deve fazê-lo diretamente pelo telefone 135 ou por meio de login e senha no Meu INSS, sem necessidade de agendamento e de ir ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Nesses casos, o segurado só vai a agência se for chamado.

Ao solicitar o benef√≠cio de sal√°rio-maternidade, √© feita uma busca nos sistemas do INSS para saber se j√° pode ser concedido automaticamente. Se n√£o for poss√≠vel, bastar√° acompanhar, com o n√ļmero do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.

No caso de aposentadorias urbanas, ao clicar na op√ß√£o, ser√£o apresentadas duas op√ß√Ķes: aposentadoria por idade urbana e aposentadoria por tempo de contribui√ß√£o. A primeira levar√° a uma busca nos sistemas do INSS para saber se j√° pode ser concedido automaticamente. Se n√£o for poss√≠vel, bastar√° acompanhar, com o n√ļmero do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.

J√° no caso da op√ß√£o da aposentadoria por tempo de contribui√ß√£o, tamb√©m ser√° feita uma busca nos sistemas do INSS para saber se pode ser concedido √† dist√Ęncia. Se n√£o for poss√≠vel, o segurado ser√° direcionado para o agendamento do atendimento em uma ag√™ncia do INSS.

O INSS explica que quando as informa√ß√Ķes previdenci√°rias necess√°rias para o reconhecimento do direito j√° constam nos sistemas, √© poss√≠vel ocorrer a concess√£o autom√°tica do benef√≠cio.

Segundo o instituto, com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido.

Caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência.

Lista dos serviços que são atendidos com agendamento:

Consultas ao Histórico de Crédito de Benefício

Carta de Concess√£o

Extrato de Empréstimo Consignado

Extrato de Imposto de Renda

Consulta Declara√ß√£o de Benef√≠cio ‚Äď Consta/Nada Consta

Alterar meio de pagamento

Atualizar dados cadastrais do benefici√°rio

Atualizar dados do Imposto de Renda ‚Äď Atualiza√ß√£o de dependentes

Atualizar dados do Imposto de Renda ‚Äď Declara√ß√£o de Sa√≠da Definitiva do Pa√≠s

Atualizar dados do Imposto de Renda ‚Äď Retifica√ß√£o de DIRF

Cadastrar Declaração de Cárcere

Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família

Cadastrar ou Renovar Procuração

Cadastrar ou Renovar Representante legal

Desbloqueio do Benefício para Empréstimo

Desistir de Aposentadoria

Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à

Pens√£o por Morte

Emitir Certid√£o para saque de PIS/PASEP/FGTS

Reativar Benefício

Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho

Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

Solicitar Valor n√£o Recebido at√© a Data do √ďbito do Benefici√°rio

Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho

Transferir Benefício para outra Agência

Entenda os benef√≠cios que podem ser pedidos √† dist√Ęncia:

Extrato Previdenci√°rio (CNIS)

Histórico de toda a situação contributiva do trabalhador na ativa, seja empregado, individual, empresário, doméstico e também sobre o aposentado. Permite saber mês a mês se a empresa está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta. Dá para saber também quais os períodos que estão faltando para que possa garantir a comprovação futura ou se está perto ou não de se aposentar.

Extrato de Empréstimo Consignado

Por meio desse extrato √© poss√≠vel ao segurado conferir todo hist√≥rico de cr√©ditos consignados realizado com desconto no benef√≠cio previdenci√°rio, al√©m de outras informa√ß√Ķes como a margem da consigna√ß√£o atual, valores de parcela e prazo.

Histórico de Crédito de Benefício

Esse histórico é usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, entre outras finalidades. Detalha valores, o banco e data de pagamento do benefício.

Resultado de Perícia

√Č o documento onde consta se o segurado foi considerado capacitado ou n√£o para o trabalho. Esse servi√ßo se destina √†s pessoas que solicitaram aux√≠lio-doen√ßa ou outro benef√≠cio por incapacidade e passaram por per√≠cia m√©dica no INSS.

Extrato de Imposto de Renda

√Č utilizado pelos benefici√°rios do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR).

Carta de Concess√£o

Documento que comunica ao cidad√£o sobre a concess√£o do benef√≠cio, a forma de c√°lculo utilizada para apura√ß√£o da renda mensal inicial e fornece informa√ß√Ķes relativas ao banco respons√°vel pelo pagamento.

Agende sua Perícia

Serviço de agendamento específico para a perícia médica, tanto para o pedido inicial quanto para o pedido de prorrogação do benefício.

Encontre uma agência

Localizador de unidades de interesse mais próximas do local de quem procura por meio do CEP ou do município.

Consulta Declara√ß√£o ‚Äď Consta/Nada Consta

Declara√ß√£o que informa a exist√™ncia ou n√£o de benef√≠cio em seu CPF. Alguns √≥rg√£os de governo costumam exigir esse ‚ÄėNada Consta‚Äô.

Simulação de Tempo de Contribuição

Tamb√©m conhecido como ‚ÄėCalculadora do INSS‚Äô, a ferramenta realiza uma busca autom√°tica de todas as informa√ß√Ķes e dados de v√≠nculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribui√ß√£o, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar. E caso falte algum que porventura n√£o conste nos registros previdenci√°rios, h√° a op√ß√£o de incluir manualmente para fazer a simula√ß√£o.

Consultar revis√£o de benef√≠cio ‚Äď Artigo 29

Saber se o benefício está listado para revisão quanto à fórmula de cálculo. Só para os enquadrados no artigo 29, II da Lei 9876/76.

Atualizar Dados de Contato

√Č poss√≠vel atualizar dados de contato (endere√ßo, telefone e e-mail). Al√©m disso, √© poss√≠vel incluir um endere√ßo secund√°rio, que pode ser inclusive um endere√ßo de segurado em pa√≠s estrangeiro.