NotŪcia - Agress√Ķes e desrespeito: triste rotina que atinge muitas empregadas dom√©sticas

‚ÄúEu j√° trabalhei o dia todo e vim embora sem comer. N√£o tive coragem de chegar perto da comida que deixaram pra mim, acho que nem cachorro comia‚ÄĚ Luzinete Gomes da Silva. 51 anos, Moradora de Senador Canedo.

Você já se perguntou qual a sensação de se sentir invisível?

Para profissionais de diversas √°reas, essa sensa√ß√£o est√° presente quase o tempo todo. Mesmo desempenhando fun√ß√Ķes essenciais, muitos s√£o simplesmente ignorados, por vezes humilhados, e chegam a ser v√≠timas de agress√Ķes.

Esse √© o caso de Gl√≥ria Ferreira, que atua como empregada dom√©stica h√° 10 anos. A trabalhadora de 50 anos, que acorda todos os dias √†s 4h40, revela que j√° sofreu agress√Ķes psicol√≥gicas e f√≠sicas durante o trabalho.

‚ÄúEle estava agressivo e inquieto. Quando eu cheguei, ele veio pra cima de mim, com uma barra de ferro querendo me matar‚ÄĚ, disse Gl√≥ria Ferreira.

Ela ainda relatou que só conseguiu escapar após pegar o celular e ligar para a família do agressor.

‚ÄúS√≥ depois de algumas horas, a m√£e dele conseguiu acalm√°-lo. At√© hoje, eu n√£o sei direito porque ele fez aquilo. Mas, nesse dia, eu me senti impotente, me senti a pior pessoa do mundo, porque eu n√£o sabia o que fazer‚ÄĚ, explicou Gl√≥ria Ferreira. Gl√≥ria Ferreira, 50, dom√©stica h√° 10 anos

A doméstica, que pediu demissão logo após a agressão, explicou que essa situação é comum e que as pessoas tendem a não denunciar ou pedir demissão por causa da necessidade do emprego, o que só aumenta os danos psicológicos.

Segundo o advogado trabalhista Victor Varela, em casos como este, a empregada doméstica deve procurar imediatamente uma delegacia, para que a situação seja investigada e os autores sejam punidos.

‚ÄúNesse caso de agress√£o, a empregada dom√©stica tem o direito de se desligar do emprego por culpa do patr√£o ou da patroa, chamada rescis√£o indireta do contrato de trabalho, recebendo assim, todos os direitos trabalhistas‚ÄĚ, informa Victor Varela.

Outra empregada dom√©stica tamb√©m conta sobre as condi√ß√Ķes desfavor√°veis no ambiente de trabalho e diz n√£o querer se identificar por medo e vergonha. Segundo ela, os direitos eram constantemente violados e, por diversas vezes, al√©m de n√£o ter hor√°rio de almo√ßo era obrigada a comer sobras.

“Eu já trabalhei o dia todo e vim embora sem comer, porque não tive coragem de chegar nem perto da comida que deixaram pra mim, acho que nem cachorro comia aquela comida, relatou.

Segundo o advogado, a alimentação é um benefício opcional do empregado doméstico, contudo, se o patrão optar por fornecer o alimento, ele deve seguir regras básicas de higiene, e, em hipótese alguma, oferecer sobras.

Reflexos da pandemia no aumento das agress√Ķes

Na pandemia de Covid-19, as situa√ß√Ķes de viol√™ncia e as agress√Ķes a direitos b√°sicos contra as profissionais se agravaram ainda mais. Segundo a diarista Luzinete Gomes da Silva, de 51 anos, em alguns casos, os patr√Ķes n√£o permitiam que ela voltasse para casa ‚Äď alegando risco de que pegasse a doen√ßa -, mas n√£o ofereciam m√≠nimas condi√ß√Ķes de bem-estar.

‚ÄúEu ficava a semana toda sem ver minha fam√≠lia. E na hora de dormir, nem cama tinha, a gente era obrigada a dormir em um colch√£o no ch√£o. Infelizmente, era isso, ou ficava sem nenhum centavo‚ÄĚ, explica. Luzinete, que √© a √ļnica provedora da casa.

Mesmo assim, ela diz que adoeceu, testou positivo para Covid-19 e ficou sem trabalhar. ‚ÄúEu fiquei sem trabalhar por duas duas semanas, fiquei sem dinheiro, passando necessidades, porque o que ganhamos mal d√° para as despesas. O dif√≠cil desse trabalho √© isso, porque se voc√™ trabalha, voc√™ ganha, se n√£o trabalhar n√£o ganha‚ÄĚ, explica.

No caso de Luzinete, apesar de ser contratada como diarista, ela atuou como empregada doméstica, sem, no entanto, ter os direitos reconhecidos, conforme estabelece a lei.

Direito das empregadas domésticas

Segundo o advogado Victor Varela, desde 1¬į de junho de 2015, os direitos da empregada dom√©stica foram ampliados com a aprova√ß√£o da Lei Complementar n¬ļ 150, que assegura novos direitos aos trabalhadores da categoria, como FGTS, adicional noturno, seguro-desemprego, vale transporte, intervalos para descanso, alimenta√ß√£o e f√©rias.

Dia Nacional da Empregada Doméstica

O Dia Nacional da Empregada Dom√©stica, que acontece no dia 27 de abril, surgiu em homenagem √† Santa Zita, que √© padroeira das diaristas. Zita nasceu na cidade de Lucca, na It√°lia, onde com 12 anos de idade, come√ßou a trabalhar para uma fam√≠lia italiana e l√° ficou at√© seus √ļltimos dias de vida.

Saiba a diferença entre empregada doméstica e diarista

Tamb√©m √© importante saber que existem diferen√ßas entre as duas profiss√Ķes.

Diarista: trabalha até dois dias por semana na casa de um mesmo empregador e é considerada como auto empregadora;

Trabalhadora doméstica: trabalha mais de dois dias por semana na casa de um mesmo empregador e, em tese, tem a carteira assinada e se beneficia de todos os direitos garantidos pela legislação.

Fonte: diariodoestadogo.com.br