NotŪcia - 30/09/2022 - Estudante do ensino m√©dio, Sandra se emociona ao ver uma formiga no microsc√≥pio pela primeira vez
30/09/2022 - Estudante do ensino médio, Sandra se emociona ao ver uma formiga no microscópio pela primeira vez

‚ÄúA ci√™ncia tamb√©m √© uma via de acesso √† beleza do mundo‚ÄĚ

O conhecimento é a beleza que move o mundo. Aprender, descobrir novas possibilidades e expandir horizontes é o que faz as pessoas lutarem pelos seus sonhos e estarem em constante transformação. Quem retoma os estudos depois de anos longe dos livros sabe muito bem como é esse sentimento.

Cheia dessa sensação gostosa que é ver as coisas pela ótica do saber, a empregada doméstica e estudante do curso técnico integrado ao EJA do Instituto Federal de Goiás, em Senador Canedo, Sandra Lima do Nascimento emocionou as redes sociais ao se empolgar vendo uma formiga em um microscópio pela primeira vez, aos 48 anos.

O v√≠deo desse momento t√£o lindo foi gravado durante uma aula de biologia pela professora R√ļbia Cristina Pinheiro e compartilhado na internet pelo professor Ant√īnio Ara√ļjo, que tamb√©m d√° aulas na institui√ß√£o ‚Äď tudo com a autoriza√ß√£o da aluna, √© claro.

Na conta oficial do Twitter de Ant√īnio, a publica√ß√£o j√° conta com mais de 100 mil likes, 14 mil retweets e uma enxurrada de coment√°rios que deixam o cora√ß√£o quentinho. ‚ÄúNesse v√≠deo, ela (Sandra) se emociona (e nos emociona) vendo pela primeira vez uma formiga na lupa de laborat√≥rio. Pra n√£o deixar esquecer que a ci√™ncia tamb√©m √© uma via de acesso √† beleza do mundo‚ÄĚ, escreveu o professor.

Aluna do curso t√©cnico de Refrigera√ß√£o e Climatiza√ß√£o da modalidade EJA da institui√ß√£o, Sandra passou 25 anos sem estudar e voltou para as salas de aula em 2019, gra√ßas ao incentivo dos filhos. Na √©poca, ela ingressou no sexto ano do ensino fundamental e hoje cursa o 1¬ļ ano do ensino m√©dio no IFG.

A rotina de trabalho como empregada doméstica de manhã e estudos à noite é puxada, mas o amor pelo conhecimento é o seu principal combustível.

A educação transforma vidas

Orgulhosa da aluna, R√ļbia disse que nunca viu uma rea√ß√£o t√£o bonita como a de Sandra durante uma aula de biologia. ‚ÄúA aula de laborat√≥rio √© sempre muito legal. √Č uma oportunidade que eles t√™m de descobrir um mundo novo‚Äú, explicou.

Com uma dedicação exemplar, a estudante pretendo terminar o ensino médio e começar uma graduação. Ela ainda não escolheu exatamente o que quer cursar, mas já analisa alguma opção na área biológica, que descobriu ser uma grande paixão, em especial depois de se maravilhar com a vida que é possível enxergar através de um microscópio.

“Sou apaixonada em bichos e já estou contando as horas para ver no microscópio novamente“, afirmou.
Fascinada por tudo o que aprende nas aulas, Sandra enfatiza que tudo é uma novidade e motivo para não desistir. “Enquanto eu estiver respirando, o que eu quero é aprender“, finalizou.

A educação realmente tem o poder de transformar vidas, não é mesmo? Que todo mundo possa ter todas as oportunidades de acesso de educação, não importa a origem ou idade!

Fontes: g1.globo.com