Documento sem título
 
 
 
(11) 3326-6857
(11) 2849-1708
(11) 95321-0970
 
 
 
 
 
HOME
 
QUEM SOMOS
 
JURÍDICO
 
PARA ASSOCIADOS
 
SEDES
 
CONTATO
 
     
 
Documento sem título
 
ASSOCIADOS
Seja Associado
Benefícios
Parceiros
Contribuições
Convenções e Acordos
Em Ação (Galeria)
Notícias
Informativos
 
 
Notcia - 18/12/2025 - Empregada doméstica é a primeira brasileira a obter a nova CNH: ‘É um marco na história’
18/12/2025 - Empregada doméstica é a primeira brasileira a obter a nova CNH: ‘É um marco na história’

Aos 27 anos, a paraibana Andreza Lima dos Santos realizou todo o processo de forma online, por meio do aplicativo CNH do Brasil

Andreza Lima dos Santos entrou para a história ao se tornar a primeira brasileira a obter a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A informação foi divulgada pela Assessoria Especial de Comunicação do Ministério dos Transportes. O ministro dos Transportes, Renan Filho, que se reuniu nesta terça-feira (16) com a paraibana, de 27 anos, em João Pessoa, onde ela trabalha como empregada doméstica.

Todo o procedimento foi iniciado de forma online, por meio do aplicativo CNH do Brasil, e a emissão do documento ficou a cargo do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba. Natural do interior paraibano, Andreza mudou-se para a capital ainda jovem, aos 20 anos, em busca de melhores condições de vida.

Mãe de dois filhos, ela representa um grupo expressivo de brasileiros que sempre enfrentou obstáculos para tirar a primeira habilitação. Segundo ela, a nova CNH trouxe mais independência e tranquilidade. “Antes, o preço era muito alto e o tempo exigido atrapalhava quem precisa trabalhar”, disse.

“Com o novo sistema, muita coisa foi resolvida pelo aplicativo. Para quem não tem recursos, esse modelo facilita muito. É um avanço importante”, afirmou.

Andreza também contou que, antes da mudança, dirigia com medo de ser abordada em fiscalizações. “Em blitz, dava um aperto no peito. Ninguém quer estar irregular, mas o processo antigo era caro e fazia a gente perder dias de serviço. Agora, a realidade é outra”, disse.

Nova CNH na Paraíba

Renan Filho esteve no Detran-PB para acompanhar o funcionamento do novo modelo de emissão da habilitação.

Apenas sete dias após o lançamento da plataforma, o estado já registrava 46.696 pedidos da nova CNH. Desse total, 18.629 candidatos se matricularam no curso de formação e 7.459 já concluíram as aulas, números que indicam a alta procura pela primeira habilitação.

Para o ministro, a digitalização e a simplificação do processo da nova CNH representam um passo importante para ampliar o acesso à cidadania, reduzir custos e melhorar a segurança no trânsito. “O sistema anterior acabava empurrando muitas pessoas para a informalidade”, afirmou.

“Com o novo modelo, condutores como a Andreza, que já utilizavam motocicleta, conseguem se regularizar após cumprir todas as etapas legais”, disse.

Durante a visita, Renan Filho esteve acompanhado do diretor-superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, e do secretário estadual de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes. Ele reforçou o compromisso do governo federal com políticas que facilitem o acesso à habilitação e atendam às necessidades da população.

Fonte: ndmais.com.br
 
     
Documento sem título
 
Sede Social - São Paulo:

Avenida Casper Libero, 383 - 13ª Andar - Sala 13C
Santa Efigênia - São Paulo/SP

Tel.: (11) 3326-6857 / 2849-1708

e-mail: diretoria@sindomestica.com.br
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados