Notícia - Uso das redes sociais durante o expediente requer cuidados para não causar demissão; saiba mais

Abusos nas interações virtuais estão entre as principais reclamações dos empregadores.

Postar, curtir, conversar com os amigos, ler notícias... Se você vive nas redes sociais e já tem idade para trabalhar, certamente já se deparou com esse dilema: como lidar com essas interações durante o horário de expediente? A resposta é simples: com cautela. Ao mesmo tempo em que é uma enorme fonte de conhecimento, a internet também pode colocar quem não sabe usá-la em uma péssima situação, culminando até em demissões; aprenda, nas próximas fotos, como agir para não se dar mal.
A primeira coisa a ser feita é buscar informações sobre a política de sua empresa em relação ao assunto - e respeitá-la, claro. É cada vez mais raro, mas algumas companhias decidem proibir o acesso a qualquer rede social durante o expediente. Se é o caso do lugar onde você trabalha, não há o que fazer senão se desconectar
Caso o uso seja liberado, tenha bom senso e use essa condição para buscar coisas que podem ajudar na execução de suas tarefas. Evite postar ao longo do horário de trabalho, pois isso passará a impressão de que você não está focado naquilo que é pago para fazer. Selfies, então nem pensar!
Nunca, jamais, poste informações sobre a empresa. Pouca gente sabe, mas o simples fato de colocar na internet imagens de seu ambiente de trabalho é motivo até para justa causa, visto que se trata de um ambiente que não pertence ao empregador. Controle-se ainda para não falar mal dos chefes: por mais que algo não lhe agrade, essa definitivamente não é uma maneira de resolver o problema...
Os smartphones devem ganhar atenção própria. Por se tratar de um dispositivo de uso pessoal, o empregador não pode tirá-lo dos funcionários durante o expediente, mas ficar olhando a tela do celular constantemente vai pegar muito mal e ainda provocar uma queda de produtividade.
Não há nada errado em dar uma distraída na internet de vez em quando, mas para que isso não prejudique seu desempenho, tente estabelecer um tempo específico para esse "relaxamento". Se estiver conversando com alguém, controle o impulso de querer responder imediatamente para não correr o risco de ver as horas passarem sem você ter, de fato, trabalhado. Foco é fundamental para um bom uso das redes sociais!
Cuidado ainda com as notificações que recebe, pois elas podem causar interrupções que farão você se distrair. Caso se sinta melhor, desative-as para não ter a atenção desviada a todo momento. Lembre-se: não vale a pena perder um emprego por conta de algo trivial. Não precisa se afastar completamente, mas um pouco de bom senso no uso das redes sociais nunca fez mal a ninguém.
Fonte: r7.com