Em "Os Sete Gatinhos" (1980), de Neville DAlmeida, fez a fogosa suburbana que corria nua ao redor da piscina debochando de um deputado: "Você não vai me comer!". Em "Eu Tu Eles" (2000), de Andrucha Waddington, a boia-fria que vive com três maridos.
A personagem, que rendeu a Regina, 61, um prêmio especial do júri no festival de Sundance, trata o filho da patroa como se fosse seu. De repente tem de lidar com a visita da filha contestadora, que abandonara em Pernambuco ao ir trabalhar em São Paulo.
Regina vestiu a camisa para entrar na pele de Val. Várias delas, na verdade, já que usava camadas de roupa sob o uniforme de empregada e o "avental de plástico gigante".
"Você viu como me despi de vaidade. Olha!", diz, e se levanta para mostrar uma silhueta mais fina do que a vista na tela. "Em vez de maquiagem, spray pra ficar suada."
Expressões como "tostec" (como Val chama as sanduicheiras tipo Tostex), conta, vieram de anos andando "pelo paÃs todinho", como apresentadora do programa "Brasil Legal" (1994-98), da Globo.