NotŪcia - Temer decide cortar aux√≠lio de trabalhadores afastados por doen√ßa
Temer decide cortar auxílio de trabalhadores afastados por doença

O governo interino de Michel Temer decidiu restringir o acesso e cancelar boa parte dos benefícios previdenciários por incapacidade, como o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. As mudanças, já em vigor, constam na Medida Provisória (MP) 739, publicada na semana passada. A MP permite a realização de perícia médica para reavaliação de todos os segurados.

Com isso, a expectativa da equipe de Temer √© cortar cerca de 30% dos aux√≠lios-doen√ßa, afetando mais de 250 mil dos 840 mil benefici√°rios em todo o pa√≠s. No caso das aposentadorias por invalidez, a meta do governo interino √© reduzir o benef√≠cio em 5%, √≠ndice que representa 150 mil, do total de 3 milh√Ķes de segurados. A economia de recursos pode ultrapassar os R$ 6,3 bilh√Ķes, segundo os c√°lculos oficiais.

‚ÄúN√£o existe esse √≠ndice de irregularidade nos benef√≠cios previdenci√°rios que justifique o cancelamento de 30% dos aux√≠lios-doen√ßa, por exemplo. O que o governo est√° fazendo √© retroceder em direitos sociais da popula√ß√£o mais pobre‚ÄĚ, aponta o advogado de Direito Previdenci√°rio Jo√£o Badari, s√≥cio do escrit√≥rio Aith, Badari e Luchin Advogados.

Fonte: Carta Maior