NotŪcia - V√≠deo mostra diarista limpando janela nas alturas de parapeito de pr√©dio em Santos
Vídeo mostra diarista limpando janela nas alturas de parapeito de prédio em Santos

Administra√ß√£o do edif√≠cio disse que notificou os patr√Ķes da mulher. S√≠ndica saiu em defesa dos propriet√°rios e tentou responsabilizar a diarista. Federa√ß√£o das Dom√©sticas disse que responsabilidade √© dos patr√Ķes e que exposi√ß√£o de trabalhadora a risco √© ‚Äúrepugnante‚ÄĚ.

Uma diarista ainda n√£o identificada foi avistada limpando a parte externa das janelas do quinto andar do edif√≠cio Brumar, em Santos, no litoral de S√£o Paulo. A situa√ß√£o veio a p√ļblico ap√≥s a divulga√ß√£o, na tarde de ontem (17), de um v√≠deo den√ļncia gravado por uma pedestre.

A Federa√ß√£o das Dom√©sticas de S√£o Paulo analisou as imagens e concluiu que a diarista estava exposta a ‚Äúevidente risco √† integralidade de sua vida‚ÄĚ. A entidade representativa disse que a responsabilidade √© dos empregadores da trabalhadora e repudiou a exposi√ß√£o da mulher √† situa√ß√£o de risco. A administra√ß√£o do pr√©dio disse que notificou os propriet√°rios do apartamento.

Durante quase um minuto do vídeo (assista abaixo), a diarista limpa as janelas do apartamento com o corpo na parte externa da janela do quinto andar do edifício Brumar, a cerca de 15 metros de altura. A pedestre que fez o flagrante expressa consternação. "Meu Deus do Céu. Como essa mulher tá limpando essa janela desse jeito?" questiona.

O edifício de alto padrão, localizado na avenida Presidente Wilson, no Pompeia, fica em frente à Praia do Gonzaga, uma das mais badaladas de Santos. Os maiores apartamentos no prédio chegam a ser avaliados em mais de um milhão de reais, apontam consultas a imobiliárias da região.

Questionada na manhã de hoje, a OCB Administração de Bens e Condomínios, administradora do edifício Brumar, disse que os proprietários do apartamento foram notificados. Sob condição de anonimato, funcionários do edifício Brumar disseram que a administração do prédio orientou moradores a não pedirem para que trabalhadoras domésticas de seus apartamentos limpem as janelas pela parte de fora.

Contatada pelo Portal Costa Norte, a síndica do edifício Brumar, que preferiu não se identificar, saiu em defesa dos donos do apartamento e tentou responsabilizar a diarista.

‚ÄúA propriet√°ria me avisou que n√£o sabia que ela [diarista] tinha feito isso. √Äs vezes, o pessoal trabalha, est√° na rua, e tem algu√©m l√° na sua casa aprontando alguma coisa‚ÄĚ, afirmou a s√≠ndica, que completou, referindo-se √† trabalhadora dom√©stica. ‚ÄúO pr√©dio n√£o vai virar uma chacota por causa da irresponsabilidade de uma pessoa sem no√ß√£o‚ÄĚ.

Esse, contudo, não é o entendimento Federação das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de São Paulo. Para a entidade, a responsabilidade é dos empregadores da diarista e não da trabalhadora.

‚ÄúPara evitar acidentes de trabalho, os empregadores s√£o respons√°veis pela ado√ß√£o e uso das medidas coletivas e individuais de prote√ß√£o e seguran√ßa da sa√ļde dos trabalhadores, sendo seu dever, ainda, prestar informa√ß√Ķes pormenorizadas sobre os riscos do trabalho a ser executado pelos trabalhadores‚ÄĚ.

A entidade de classe também salientou que a diarista estava em desvio de função. “A limpeza de janelas, vidros, fachadas externas de prédios não é de responsabilidade das diaristas ou trabalhadoras domésticas. Se é do interesse do empregador manter as janelas limpas, que contrate empresa especializada para tal.

No caso em tela, n√£o h√° sequer em se falar do fornecimento ou n√£o do material de EPI [Equipamento de Prote√ß√£o Individual] para tal atividade, pois, tal fun√ß√£o n√£o deve ser desempenhada pelas diaristas, que n√£o devem ser penalizadas por a√ß√Ķes que n√£o decorrem de sua vontade‚ÄĚ.

A Federa√ß√£o das Dom√©sticas repudiou a exposi√ß√£o da trabalhadora √† situa√ß√£o de risco. "Manifestamos repugn√Ęncia em rela√ß√£o √† exposi√ß√£o da trabalhadora realizando a limpeza de janelas externas em condom√≠nio de alto padr√£o em Santos, com evidente risco √† integralidade de sua vida. Infelizmente, a den√ļncia n√£o se trata de caso isolado, pois acreditamos que muitas diaristas/trabalhadoras dom√©sticas vivem silenciosamente essa preocupante situa√ß√£o‚ÄĚ.

Até a publicação, a reportagem não conseguiu contatar a diarista e os proprietários do apartamento.

Confira o vídeo abaixo: