NotŪcia - Maio Lil√°s 2022: campanha do MPT chama aten√ß√£o para a import√Ęncia dos sindicatos

Com o tema ‚ÄúSindicato para qu√™? Para fortalecer voc√™!‚ÄĚ, iniciativa conta com material diversificado, como card.

O Minist√©rio P√ļblico do Trabalho (MPT) promove, ao longo do m√™s de maio, a campanha Maio Lil√°s 2022, com o objetivo de dar visibilidade √† import√Ęncia da atua√ß√£o dos sindicatos na defesa e amplia√ß√£o dos direitos dos trabalhadores.

Com o tema ‚ÄúSindicato pra qu√™? Para fortalecer voc√™!‚ÄĚ, a campanha √© promovida pela Coordenadoria de Liberdade Sindical e do Di√°logo Social (Conalis) e conta com produtos multim√≠dia, como cards para divulga√ß√£o nas redes sociais, uma anima√ß√£o, um podcast e uma edi√ß√£o tem√°tica do programa institucional de televis√£o do MPT ‚ÄúTrabalho Legal‚ÄĚ.

A campanha deste ano tem como objetivo levar ao conhecimento das trabalhadoras e dos trabalhadores as a√ß√Ķes das entidades sindicais para a conquista de direitos sociais e trabalhistas, com base nas experi√™ncias passadas e atuais dos sindicatos.

O coordenador nacional da Conalis, Ronaldo Lima dos Santos, explica que os direitos trabalhistas que hoje estão previstos em lei foram conquistados pela classe trabalhadora organizada e só posteriormente reconhecidos pelo Estado.

‚ÄúPraticamente todos os direitos trabalhistas e sociais, como limita√ß√£o da jornada de trabalho, 13¬ļ sal√°rio, f√©rias remuneradas, descanso semanal remunerado, adicionais salariais, como de hora-extra, noturno, de insalubridade e de periculosidade, limita√ß√£o de jornada, aposentadoria, entre outros, foram frutos de uma longa e hist√≥rica luta da organiza√ß√£o coletiva das trabalhadoras e dos trabalhadores, principalmente por meio das entidades sindicais‚ÄĚ, esclarece o procurador.

Ronaldo Lima ressalta, ainda, que a campanha deste ano tem como √™nfase a valoriza√ß√£o das boas pr√°ticas das entidades sindicais, mostrando direitos que s√£o por elas conquistados, como aumentos salariais, participa√ß√£o nos lucros, planos de sa√ļde, al√©m das a√ß√Ķes que realizam nas quest√Ķes de g√™nero, ra√ßa, prote√ß√£o do jovem no mercado de trabalho, entre outras.

Segundo ele, ‚Äúa ideia √© que os trabalhadores possam compreender como os sindicatos ainda s√£o importantes para conquista de direitos, principalmente por meio da negocia√ß√£o coletiva. Atualmente, cerca de 70% dos trabalhadores, por exemplo, desconhecem que somente o sal√°rio-m√≠nimo tem reajuste autom√°tico por lei, sendo que os demais trabalhadores dependem da atua√ß√£o do sindicato para conseguirem algum reajuste ou aumento salarial‚ÄĚ.

Com foco em prover essa conscientiza√ß√£o, os cards da campanha para divulga√ß√Ķes nas redes sociais do MPT trazem esclarecimentos sobre conquistas trabalhistas dos sindicatos. J√° o programa de TV Trabalho Legal trar√° reportagens, bem como uma Roda de Conversa para debater o tema, com a participa√ß√£o de representantes de entidades sindicais. Tamb√©m ser√£o divulgados uma anima√ß√£o e um podcast.

Fonte: mpt.mp.br